A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, é uma das cirurgias plásticas mais comuns e pode ser realizada para fins estéticos ou corretivos. O procedimento pode ser feito a partir dos 15 anos no sexo feminino e 16 no masculino, idade em que o desenvolvimento facial está concluído.
A cirurgia dura em média uma hora e meia a duas horas e tem por objetivo remodelar o nariz, harmonizando-o com a face, assim, pode aumentar ou diminuir, afinar as asas nasais, diminuir o osso saliente no dorso, também chamado de giba, ou dar projeção e graciosidade à ponta.
Entenda por que fazer a cirurgia no nariz.
É comum ter dúvidas sobre a realização de cirurgias e, por isso, é muito importante conversar bem com o cirurgião plástico na consulta para compreender as explicações e recomendações para o procedimento e entender bem a respeito da cirurgia pela qual vai passar.
A rinoplastia é uma cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz. Existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção e graciosidade à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é como chamamos o "osso" ou "calo" do dorso do nariz.
O procedimento também pode ser associado à correção do que chamamos de desvio do septo nasal e/ou aumentos dos cornetos (“carne esponjosa”), que são condições que provocam narina congestionada, hemorragias nasais, respiração ruidosa durante o sono e dificuldade para respirar.
Como é feita a rinoplastia
A rinoplastia é realizada em média em uma hora e meia a duas horas. Além disso, o risco de complicações é mínimo e durante a recuperação é normal haver inchaço, que progride nas primeiras 48h e depois vai se revertendo em algumas semanas.
A abordagem do cirurgião plástico no procedimento também depende de cada caso e segue o plano estabelecido entre o cirurgião e o paciente. Isso porque as alterações podem ser feitas conforme a necessidade do caso para aumentar ou diminuir o dorso nasal, reduzindo o tamanho ou a largura do nariz, diminuindo o nariz, mudando o ângulo entre o nariz e o lábio superior, ou remodelar a ponta. O importante é a harmonia do nariz com a face com naturalidade.
Todas as incisões serão colocadas dentro de seu nariz, onde elas não serão visíveis. Se as asas do nariz forem muito largas e necessitarem ser reduzidas, pequenas fatias de pele, na base das narinas serão removidos. As incisões são escondidas na dobra natural da pele da face onde a narina junta-se ao rosto.
|